top of page

Questões éticas

Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, de modo a garantir a proteção dos direitos, segurança e bem-estar de todas as participantes e garantir prova pública dessa proteção. 

Riscos e potenciais inconvenientes para a participante

Esta investigação não envolve intervenção medicamentosa nem procedimentos invasivos ou estudos radiológicos. Existe o risco da eventual não eficácia da intervenção psicológica disponibilizada. Para além disso, no decorrer das intervenções serão abordadas experiências relacionadas com a própria doença, que poderão ser emocionalmente ativadoras para si. No entanto, isto acontecerá num contexto controlado e seguro, na presença de psicólogos. Caso se considere necessário, será estabelecido o contacto com outras fontes e/ou recursos de apoio psicossocial.

Potenciais benefícios

As intervenções psicoterapêuticas constantes desta investigação têm por base estratégias psicoterapêuticas reconhecidas e com benefícios cientificamente comprovados no contexto da melhoria da qualidade de vida e da saúde mental.

Participação/abandono voluntário

A participação neste projeto é voluntária. As participantes podem retirar o seu consentimento em qualquer altura sem qualquer consequência para si, sem precisar de explicar as razões, sem qualquer penalidade ou perda de benefícios e sem comprometer a sua relação com o Investigador/a que lhe propõe a participação neste estudo.

O Investigador/a deste projeto pode decidir terminar a participação de uma participante no estudo se entender que não é do melhor interesse para a sua saúde continuar nele. A participação pode ser também terminada se a participante não estiver a seguir o plano do estudo, por decisão administrativa ou decisão da Comissão de Ética. O Investigador/a do estudo notificará a  participante se surgir uma dessas circunstâncias, e falará a respeito da mesma.

 

Confidencialidade

Sem violar as normas de confidencialidade, serão atribuídos a auditores e autoridades reguladoras acesso aos registos médicos para verificação dos procedimentos realizados e informação obtida no estudo, de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis. Os registos das participantes manter-se-ão confidenciais e anonimizados de acordo com os regulamentos e leis aplicáveis. Se os resultados deste estudo forem publicados, a identidade das participantes manter-se-á confidencial.

Pode ainda em qualquer altura exercer o seu direito de acesso à informação. Tem também o direito de se opor à transmissão de dados que sejam cobertos pela confidencialidade profissional.

bottom of page